segunda-feira, 14 de março de 2011

Carnaval em Cochabamba

O feriado de carnaval na Bolívia acontece na mesma época que em todo mundo. As festas de maior vulto acontecem em Oruro, cidade que fica a 368 km de Cochabamaba.
As festas em Cocha acontecem no final de semana seguinte, no sábado seguinte pra ser mais específico. É um grande desfile que percorre cerca de 4km na cidade. Vai desde a calle Heroinas, sobe pelo Prado, segue pela Ramón Rivero e vai até as proximidades do horto.


O início do desfile é formado pelos militares, que fazem uma parada diferente do costumeiro. Os soldados são obrigados a se fantasiarem e fazerem parte do desfile. Esse ano, pelo menos, teve de tudo: Transformers, 300 de Esparta, Megamente, Chaves, Gladiadores, Super-heróis, até fantasia de ovo frito!!! Fiquei imaginando como seria no Brasil se obrigássemos os Soldados a se fantasiarem pra desfilar no carnaval. No mínimo complicado.




Na parte da tarde começou o desfile dos "caporales", grupos de danças folclórica boliviana.


O caporal é uma dança típica da Bolívia que tem sua origem inspirada no período colonial, quando escravos africanos foram trazidos para trabalhar nas minas de Potosí e nas plantações de La Paz. A maioria dos escravos morreu pelos efeitos da altitde e do clima, mas a dança se inspira nos capatazes que controlavam os escravos. De fato, a população negra na Bolívia é bem reduzida.




Nos caporales, os homens, se vestem com uma roupa característica, usam guizos nas pernas - que representam as correntes dos escravos - um chicote em uma das mãos e um apito no pescoço. As mulheres usam uma blusa bastante enfeitada e uma minisaia. As meninas constumam dançar rodando a saia e deixando aparecer a roupa de baixo, que é feita para aparecer mesmo. Sempre há uma banda garantindo a animação do desfile.

Comparado com o Brasil, o carnaval daqui parece lúdico. A festa, como já comentei, é um desfile e a população fica nas calçadas das avenidas por onde passa o cortejo mais observando que dançando. No trajeto, são colocadas arquibancadas e cadeiras para quem quiser, comprar seu lugar e poder apreciar melhor o desfile. Quem quiser ver o desfile, vale a pena comprar um lugar; principalmente para fugir da festa das crianças.

Enquanto o desfile acontece, as crianças brincam com pistolas água e com neve artificial. É um verdadeiro mela-mela. Alguns desavisados acabam ficando cobertos com essa neve (vale a pena sair de casa munido com o conjunto capa+guarda-chuva). As pistola de água são verdadeiras bazucas que lançam água a uns 7m pelo menos. O pior de tudo são as bolas d'água. As crianças mais grandinhas adoram jogar essas bolas em qualquer um que esteja passando. Elas são pequenas, e por causa disso, mais fáceis de serem arremessadas. Normalmente, chega a doer quando batem no corpo. Durante o feriado de carnaval mesmo, não vale a pena pagar pra ver e sair com vidro do carro abaixado ou mesmo a pé pelas principais vias da cidade. É bolada na certa.

Pra falar a verdade, desde a virada do ano que se deve ter cuidado com as boladas. A prefeitura chegou a proibir as brincadeiras nas principais vias da Cidade para não causar acidentes no trânsito. Tinha de tudo, pedestres na calçadas com seus baldes cheios de bolas, motocicletas com o carona arremessando bolas para todos os lados, caminhonetes com a caçamba cheia de gente com balões e pistolas d'água etc.
Seguem algumas fotos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário